Sunday, September 10, 2006

Google e os enciclopedistas


Joachimus Fortius Ringelbergius usou o termo enciclopédia pela primeira vez na história para denominar o conjunto de conhecimento impressos em um livro em 1541. E deu-se início a corrida armamentista de vendedores de enciclopedias em todo universo conhecido.

Hoje, as enciclopedias server para duas coisas: enfeitar e acumular sujeira.

A maior de todas era a Britannica, hoje, com a internet, ela se torna obsoleta cada vez que é impressa.

Mas onde quero chegar?
No Google, essa enciclopedia de milhares de servidores.
Onde tem de noticias antigas (News Archive) até o conteúdo dos nossos e-mails.
Agora, uma coisa que eu aprendi nesses 10 anos que eu tenho de internet é que nada é absoluto. tudo tem seus altos e baixos e espero que isso não aconteça com o google.
Quem se lembra do Altavista, a solução de nossos problemas? onde ele está hoje? esquecido em algum canto do yahoo.

Acho que o goggle está realmente fazendo o que a internet foi proposta para. Guardar conhecimento de catastrofes mundiais.
No futuro, depois da hecatombe, pode ser muito útil para os pesquisadores lerem os nossos SPAMS (brincadeira...).

Mas a internet é fraca em um sentido, histórico das proprias páginas. Isto é, quando um site sai do ar, ele deixa de contribuir para o mundo.
Existem alguns serviços que guardam esses sites, mas ainda são muito limitados a sites famosos. E a na internet não existem famosos, todos temos algo a contribuir.
Infelizmente, tudo que se passa na rede ajuda a definir a nossa era atual. Propagandas, pornografia, e-mails. Nada pode ser deixado de lado para que futuras gerações possam estudar o que diabos nós queremos comprando tanto Rolex pirata.

Afinal, o que a arqueologia e paleontologia tem de fontes para estudar o passado? Lixo e Excrementos. Imagina se eles tivessem acesso a fontes mais ricas, como o que os dinossauros assistiam na TV quando chovia. Isso nós vamos deixar para as futuras gerações e/ou arqueologos de outros planetas que virão estudar as ruinas da Terra. (isso porque a internet ainda vai estar funcionando, mesmo sem a gente).

E tenho uma sugestão para o Projeto Gutemberg (que guarda textos históricos em meio eletrônico http://www.gutenberg.org): Colocar a CARAS no projeto. Afinal esta publicação irá ajudar muito na definição do estilo de vida dos ricos e famosos do país.

1 comment:

Anonymous said...

Velho, vou comentar p te dar uma forca pois sua audiencia n ta lá essas coisas kkkkk. Vc ta ate implorando p q visitem seu blog. quem diria...
Mas realmente da p dar risadas nums lances q vc escreve. Gostei do post da festa ploc. Karina queria ir, mas cortei logo. Depois te mostrei seu comentario (seu blog até q tem alguma utilidade). O primo dale q foi falou q vc tem problemas serios. mas isso a gente ja sabe. n vou me prolongar mais. quem sabe outro dia faco outro comentario. um abraco