Friday, June 18, 2010

Angry Fashionista

Vendo um documentário da PlayUK sobre punk eu me dei conta que todo Punk é um fashionista. Um Angry Fashionista, mas fashionista.
Só o fato de que o movimento começou com o apoio da Vivian Westwood já é suficiente para comprovar o fato.
O Johnny Rotten nega, mas que os sex pistols tinha auxilio estetico tinham.
Mesmo se não tivessem, eles se importavam com o que vestiam e com certeza perdiam algum tempo escolhendo algo bem punk pra vestir.
Considerando apenas a escolha de vestir roupas de couro/vinil ou o que valha, é uma decisão estética vigente até hoje, explorada ao máximo pelas suicide girls, essas, na minha opinião, o máximo expoente da moda punk.
Os punks insistem em dizer que nãodão a minima para o que vestem, mas a verdade é que se importam sim. E mais, futricam bastante sobre o que os outros vestem.
Quando eu estava no auge da minha onda punk, eu estava decidindo se ia cortar meu cabelo, que estava bem comprido, para levantar um moicano classico. Decidi só raspar dos lados e criar um moicano baixo (10 anos depois o Beckham popularizou o corte e hoje qualquer idiota tem um cabelo igual - olha eu ai futricando sobre o que os outros vestem, damn!!!).
Decidi isso porque achei que não valia a pena o trabalho de arrumar o moicano com sabão ou sei lá o que pra deixar o cabelo duro e alto.
Foi ali que vi quanto tempo um punk classico leva pra colocar o uniforme, e vi que não pra mim...
As exceções, que comprovam a regra, são os que realmente não se importam com o que vestem e tem atitude.
Mas admito que a essencia punk é ser fashionista, a diferença entre alguma louca viciada em Dolcce & Gabbana e um punk são os acessórios.